<$BlogRSDURL$>
quarta-feira, fevereiro 11, 2004
Um interessante artigo comenta, na eminente morte de Ronald Reagan, os movimentos republicanos para o apresentarem como um dos grandes presidentes americanos e os paralelismos feitos entre as suas políticas e as do actual presidente.

Um aspecto interessante entre muitos é a comparação das políticas económicas de Reagan, Clinton e Bush II. O primeiro baixou os impostos no primeiro ano, e com o deficit em espiral, aumentou-os nos seguintes sem conseguir controlar o deficit. Clinton aumentou os impostos dos ricos, diminui-os nos pobres e atingiu o surplus – que os republicanos criticaram impiedosamente como roubo aos contribuintes – e uma economia sólida. Bush II afundou a economia e descontrolou o deficit outra vez com três reduções sucessivas nos impostos num total de $1.9 biliões [12 zeros] de dólares, com 54% dos benefícios a irem parar aos bolsos dos 1% mais ricos da população.

Talvez a enormidade destes números seja difícil de entender. Isto resulta em cerca de 353 mil dólares a cada um dos tais 1%, enquanto cada um dos restantes 99% foram beneficiados em média com 3000 dólares.

Ainda assim é difícil compreender. 99% dos americanos passaram a poupar 8 dólares por dia. Os restantes 1%, que já têm os rendimentos mais altos, poupam agora 967 dólares por dia.


Entretanto, pelo menos um deles decidiu por a sua redução nos impostos a bom uso.

Etiquetas: ,