<$BlogRSDURL$>
sábado, agosto 07, 2004

Série: O Ensino da Arquitectura - estórias breves
(1)

É verdade que a directiva comunitária tinha como objectivo criar regras para uniformizar o ensino da arquitectura de modo a permitir a livre circulação de pessoas no espaço da União Europeia.

No entanto, e a avaliar pela (não) mudança nos cursos portugueses, a directiva é fruto dos consensos entre as instituições então envolvidas nas negociações, de modo a garantir os mesmos direitos a todos os cursos já acreditados.

Os cursos na Europa continuam com diversas doses de vertente técnica ou artística. As disparidades continuam a existir tanto a nível da união como a nível dos diversos estados membros. Esta variedade não é negativa em si mesma e talvez seja positiva.

No entanto a alegada uniformização serve de justificação em Portugal a várias medidas restritivas com fins pouco claros e com resultados previstos contraditórios aos objectivos declarados.

| antecedentes | próximo texto desta série |
Nota: os dados nestes textos foram recolhidos ao longo dos anos e através de vários contactos. Podem não ser totalmente exactos ou estar ultrapassados.

Etiquetas: , ,