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domingo, agosto 08, 2004

Série: O Ensino da Arquitectura - estórias breves
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Como em muitos países, os cursos de arquitectura mais antigos em Portugal emanciparam-se da Academia de Belas Artes para juntar-se à Universidade, passando de escola a Faculdade.

No entanto, estas transições são difíceis e muitos aspectos da Academia perduraram e perduram. A relação Mestre - Aluno não foi substituída pela relação Docente - Estudante. A diferença fundamental é que enquanto o aluno aprende, o estudante estuda. À pergunta recorrente (e ligeiramente afectada): Poder-se-á aprender ou ensinar arquitectura? A resposta será que a arquitectura estuda-se e na universidade começa-se esse estudo.

Os mestres das escolas de arquitectura (em maior ou menor grau) continuaram a tentar ensinar aos alunos as boas e as más maneiras. O aluno tratado como o receptor do saber do mestre.

Neste aspecto, lamentavelmente, os cursos de arquitectura foram pioneiros na gradual regressão do ensino universitário, que se tem tornado cada vez mais escolar.

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Nota: os dados nestes textos foram recolhidos ao longo dos anos e através de vários contactos. Podem não ser totalmente exactos ou estar ultrapassados.

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