<$BlogRSDURL$>
segunda-feira, julho 12, 2004
O PROJECTO: Real ignorância: "«Por vezes, os arquitectos insultam os gostos da generalidade das pessoas - e fazem, por exemplo, uma igreja que mais parece um quartel de bombeiros (como fizeram no Marco de Canavezes) ou um salão de congressos (como vão fazer em Fátima).» D. Duarte Pio, in Focus

Devo confessar que não sabia que o herdeiro da coroa portuguesa era um destacado crítico de arquitectura. [...] Alguém que me ajude. Não consigo concordar com D. Duarte Pio. Estarei demente?"

jpt: comentário: Não está nada demente. Está a ser arquitecto. Profissão que recusa, absolutamente, ser criticada ou "falada" por leigos, um tique profissional recorrente noutras actividades mas extremado neste caso.

O PROJECTO: [infelizmente insiste em] comentar: E essa ideia que a arquitectura pertence a todos, logo deve ser discutida por todos, é uma ideia errada. Se assim é, para quê o arquitectos?

jpt: comentário: Mas, afianço-lhe, arquitecto é muito menos dialogante para fora do que a esmagadora maioria dos oficiais doutros ofícios.

Entretanto os leigos abriram a Crítica de Arquitectura:
Crítica de Arquitectura: A posição típica do arquitecto (esconsa): "A igreja de Canavezes não só parece um quartel de bombeiros como em boa verdade parece um quartel de bombeiros dos anos 20."

Etiquetas: