<$BlogRSDURL$>
quinta-feira, outubro 14, 2004
The Observer | International | Why Nader could be the nail in Democrats' coffin: "'They are gutless, clueless and spineless. The Democratic Party is a shell of its former self. The fact that they can't landslide Bush shows their decadence,' Nader says."

A verdade é mesmo um pouco esta: Como se explica que o Bush não perca claramente as eleições?
Suponho que tem a ver com uma estratégia sistemática em que os partidos mais conservadores (tradicionalmente direita) contaminaram o discurso de alguns partidos progressistas tornando politicamente incorrectos certas expressões e valorizando outras. A estabilidade por exemplo foi empolada ao ponto de os partidos da oposição terem de demonstrar que na verdade eles vão fazer a mesma coisa mas de maneira melhor. Ao fim e ao cabo estabilidade tornou-se equivalente a continuidade. As diferenças não são explicadas como rupturas mas como uma melhor maneira de fazer o mesmo. No fundo um discurso conservador e uma armadilha onde os partidos progressistas com possibilidades de chegar ao poder caíram.
As sociedades são normalmente conservadoras, e a sociedade capitalista da endividada classe média está refém de perder tanta coisa que bastam pequenas ameaças de perda de tudo para que aceitem a perda de algo. O ensino gratuito, a saúde gratuita, as auto-estradas... no fundo todos os serviços que o estado oferecia aos cidadãos estão a ser delapidados sob a ameaça de perdas maiores, o estado não vai poder pagar reformas, os impostos vão aumentar, o colapso do sistema de saúde vai ser inevitável.
Mas a verdade é que de repente há grandes projectos nacionais (uma guerra, uns campeonatos de futebol) para os quais o dinheiro se arranja de nalgum lado. Se o dinheiro gasto na Guerra do Iraque desde o seu início tivesse sido proposto para providenciar seguros de saúde aos cidadãos sem seguro, não faltaria quem se indignasse por esse gasto que poria em risco o bem-estar das gerações futuras. E isto só para falar nas despesas extra-ordinárias, e não nos orçamentos regulares de defesa.

Etiquetas: ,