<$BlogRSDURL$>
domingo, julho 22, 2007
Não sei se foi por ter sido das últimas coisas que comentei, ou se é por estar sem sair de casa há uma semana, mas não resisti a voltar a isto.
Um tribunal em Espanha baniu um revista satírica por publicar uma caricatura "picante" do príncipe herdeiro. O site também está fechado.
Pensei imediatamente que os jornais europeus começariam a publicar a caricatura em sinal de solidariedade e que o pessoal em Lisboa organizaria uma manifestação em frente à embaixada de Espanha ... e até agora nada.
Os casos são muito diferentes, dir-me-ão. E eu concordarei, Pois são, este, aliás, é mais grave...

Os casos serão diferentes. Se bem que em ambos os casos, os ofendidos tenham recurrido aos tribunais (facto pouco conhecido em relação às caricaturas dinamarquesas), o resultado foi bem diferente. Na Dinamarca, o recurso aos tribunais deu razão aos caricaturistas vários meses depois da publicação, enquanto em Espanha, a suspensão e retirada de circulação foi decidida poucos dias depois da publicação. O site da publicação está também inactivo.
El Jueves (link bloqueado) | ¿ 20 de Julio de 2007? (google cached):
Escribimos esta nota el viernes, 20 de Julio de 2007, a las 19h. Tenemos la redacción llena de medios de comunicación que nos preguntan el por qué del secuestro de la revista. No sabemos qué responderles. El Jueves ha publicado decenas, cientos de dibujos sobre la familia real ( y sobre políticos, famosos, la ETA y todo lo que se mueve). Incluso hemos publicado un libro, TOCANDO LOS BORBONES, un tomazo de 350 páginas que recopilaba los dibujos más divertidos.
Somos humoristas gráficos y trabajamos conscientes de que nuestra obligación, lo que nos piden los lectores, es que exploremos el límite de la libertad de expresión. Podemos aceptar que, incluso, en alguna ocasión, lo podamos traspasar . Gajes del oficio. Si nos pasamos para eso están los tribunales pero...¿un secuestro? ¿ la policía recorriendo los quioscos de todo el país retirando nuestra revista? ¿ De verdad escribimos esto el 20 de Julio del 2007?

Foi só após o resultado do processo que os jornais europeus se encheram de solidariedade e começaram a publicar os cartoons dinamarqueses. O que provocou uma reacção violenta de alguma população muçulmana que considerou a alegada atitude solidária como uma atitude provocatória. Até agora não encontrei notícias da publicação da caricatura em nenhum outro periódico, nem referências a tomadas de posição na imprensa internacional (a imprensa espanhola exprimiu-se maioritariamente contra a suspensão).
caricatura:
"Apercebes-te que se te engravido, isto será o mais parecido a trabalhar que fiz na vida?"Capa do El Jueves

A caricatura é relativamente inócua e o objecto da piada é a proposta de lei do governo para premiar a procriação nacional com 2500 €. Indirectamente, claro, há uma crítica ao papel da família real na sociedade. A parte gráfica da caricatura poderia ser mais subtil, mas isto é quase uma questão de gosto.
A decisão do tribunal é inaceitável num estado democrático e põe em causa a liberdade de expressão da imprensa. No entanto, a imprensa mantém-se impávida... sem queima de bandeiras ou invasão de embaixadas, demonstrar a solidariedade não dá pica.

...

Etiquetas: