<$BlogRSDURL$>
quarta-feira, janeiro 25, 2006

Complexidade e Contradição É que qualquer dia já nem do PREC a malta pode dizer mal :

«(...)já começa a cheirar a esturro o facto de todas as, vá lá, imperfeições que são apontadas à herança da abrilada serem devolvidas à procedência através da invocação da memória do Estado Novo, como se numa revolução só existisse o antes.»

Numa revolução não existe de facto somente o antes. E, no entanto, só se ouve falar do depois. Já que trazes o PREC à baila, com “receio” de não o poder vir a criticar, é curioso que não o faças, que não o culpes dos «actuais vícios da nossa sociedade». O PREC raramente é a razão de todas as nossas desgraças, a revolução essa sim!
Aliás o PREC terminou com o golpe de 25 de Novembro 1975 e nunca ouvi ninguém culpar o 25 de Novembro de ser a origem do nepotismo português.

Mas voltando ao depois, a bem ou a mal, da revolução de 25 de Abril saiu um regime democrático que dura há mais de 30 anos. Neste período fizeram-se seis revisões constitucionais e alternaram no poder, essencialmente, dois partidos centristas. Continuar a culpar uma revolução ocorrida há mais de 30 anos é desresponsabilizar os partidos que partilharam o poder. Os «vícios da nossa sociedade» combatem-se com acções, e quem tem o poder terá que ter a coragem de as tomar.

O problema, para tua, minha, nossa desgraça, é que os «actuais vícios da nossa sociedade» não se geraram espontaneamente com a revolução de 25 de Abril, nem com a de 25 de Novembro, nem com a de 28 de Maio, nem mesmo com a de 5 de Outubro ou a de 1 de Dezembro.

Ou seja, sempre que atribuíres culpas ao momento em que se muda um regime ouvirás falar do regime que o precedeu. O desafio seria escrever um comentário aos «actuais vícios da nossa sociedade» sem alusões ao 25 de Abril, revoluções e essas coisas.
Vá lá vais ver que descobrirás razões mais válidas e, talvez, conseguirás apreciar esse momento, sem as fantasias idílicas que nos atribuis, por aquilo que ele realmente significou.

Vá lá, vais ver que não custa nada.

Complexidade e Contradição É que qualquer dia já nem do PREC a malta pode dizer mal :

Esforcem-se por tentar comentar este post sem alusões a Salazar, Estados Novos, ditaduras e essas coisas. Vá lá, vão ver que não custa nada.

Etiquetas: , ,