<$BlogRSDURL$>
quarta-feira, janeiro 25, 2006
Aqui estão alguns comentários que fiz no Complexidade e Contradição

Complexidade e Contradição | Entendam como entenderem:

(A revolução de Abril é) «outro evento meramente histórico na minha memória [...]que tem impedido Portugal de se aproximar dos níveis europeus de qualidade de vida»


Não percebo este ódio incondicional (especialmente dos jovens) da direita ao 25 de Abril, que é considerado fonte de todos os problemas de Portugal - como se nenhum outro país tivesse problemas semelhantes.

Apesar de ser para mim um evento meramente histórico, ainda valorizo muito a revolução de 1910, que não resultou num regime exemplar e que finalmente resultou no Estado Novo.

Complexidade e Contradição | Entendam como entenderem:

«O meu único interesse nesta eleição é que ela consiga [...] contribuir para o fim deste Estado filho de uma revolução popular, de subsídios e cunhas, de incompetência e atraso.»


Como explicar-te que tudo isto já existia antes do 25 de Abril? Como explicar-te que as cunhas não são uma invenção do 25 de Abril? Como explicar-te que não são um exclusivo da «tralha socialista»? Preciso lembrar-te que desde o 25 de Abril o PS e o PSD partilharam equilibradamente o poder?

Culpa os políticos que partilharam o poder, culpa a incompetência de tantos, culpa a falta de incitativa de muitos, e talvez até concorde contigo em muitos casos.

Mas não culpes uma revolução que acabou com 40 anos de opressão, tortura e perseguição, que acabou com um regime introvertido, conservador, complexado, e voltado eternamente para o passado.

Complexidade e Contradição | Entendam como entenderem:

«Quero um país mais europeu, liberal, descomplexado, voltado definitivamente para o futuro.»

Etiquetas: , ,