<$BlogRSDURL$>
sexta-feira, fevereiro 10, 2006
[comentadas por aí]

odesproposito | Manifestação de Solidariedade:

citando o apelo à manif de solidariedade com a Dinamarca
«Mas consideramos inaceitável que um suposto ofendido se permita ameaçar, agredir e atentar contra a integridade física e o bom nome de quem apenas o ofendeu com palavras e desenhos num meio de comunicação livre.»
Não querendo opor-me a vossa liberdade para se manifestarem onde quer que seja, é em insistir em pôr sal na ferida. Não é o medo que aconselha à contenção, é o bom senso.

odesproposito | Manifestação de Solidariedade:

comentário ao comentário
«Infelizmente o bom senso abandonou-me... imaginem uma insensata manifestação pacífica de solidariedade com o povo de um país com quem partilhamos a casa europeia... onde é que já se viu coisa mais salgada?»

Obviamente podem, como aliás frisei, manifestar-se. O que não percebo é o que isso pode trazer de benéfico (sou um optimista, como disse noutro comentário, mas pragmático). Por um lado não vai acalmar as manifestações dos desvairados ofendidos. Por outro lado, tão-pouco penso que os dinamarqueses estejam ansiosos à espera da nossa tomada de posição.

A liberdade de expressão foi (bem) defendida pela investigação policial, após queixas da comunidade muçulmana dinamarquesa.
Os jornais europeus só começaram a demonstrar "solidariedade" e a "defender" a liberdade de expressão, depois da decisão de não proseguir a acusação.
Ao decidir publicar as caricaturas que, evidentemente, ofendiam uma comunidade passa a ser provocação pura e simples.
Se o objectivo fosse realmente defender a liberdade de expressão, não esperariam pela decisão, publicariam imediatamente, independentemente das, possíveis, consequências legais.

Como é óbvio, são inaceitáveis as ameaças e a volência. Tal como é inaceitável a utilização dos cartoons (alguns não publicados nem produzidos para o jornal original) por radicais muçulmanos para incentivar as manifestções e o ódio. Tal como, ao contrário do que diz o texto, também são inaceitáveis tentativas de contra-ofender "apenas com palavras ou desenhos" produzindo, por exemplo, caricaturas do Holocausto.

As "regras" de boa educação e civismo, como são conhecidas em qualquer família ou bar nocturno, são que quando ofendemos alguém, explicamos as nossas opiniões e razões para desfazer mal-entendidos, se ainda assim o ofendido considerar que há ofensa, pede-se desculpa e não se repete a ofensa. Não se pede desculpa por se passar a concordar com o ofendido, ou por medo de levar porrada, mas por respeito pela ofensa dos outros... digo eu.

Etiquetas: