<$BlogRSDURL$>
domingo, março 14, 2004
Manter uma sociedade sob a ameaça do medo é um dos mais eficazes métodos de controlar a acção dessa sociedade. Esta forma de controlo é utilizada tanto por grupos que lutam por poder, como por aqueles que detém já o poder. A única forma de resistir é não nos deixarmos controlar pelo medo.
Esta semana, mais uma vez, gente que sentimos perto de nós foi cobardemente atacada. Chocou-nos, tocou-nos por essa proximidade. Podíamos ter sido nós, podiam ter sido amigos nossos. A verdade é que todos os meses israelitas ou palestinianos (e não só) são mortos em ataques igualmente cobardes perpetrados por quem quer poder e por quem o quer manter. É necessário controlar o medo, não entrar na espiral de violência e irracionalidade.
Esta semana cinco Britânicos, que estiveram detidos mais de dois anos, foram libertados poucas horas depois de chegarem ao Reino Unido. Estiveram detidos sem serem acusados formalmente de nada. Outras seiscentas pessoas de outros países continuam detidas. A verdade é que não se sabe bem de onde ou quem são. Não se trata de saber se as condições em que estão detidos são boas ou más. Trata-se de não baixarmos os nossos padrões por nos sentirmos ameaçados.

A revolta que sentimos pelos ataques a que somos sujeitos é legítima e leva-nos a reclamar algum tipo de acção. A revolta que outros sentem pelos ataques a que estão sujeitos é legítima e leva-os a reclamar algum tipo de acção.
Que tipo de acção? Com certeza nunca retaliações cobardes e ilegais. Ceder ao medo, aceitar violações das nossas liberdades, é dar a vitória aos terroristas.

Etiquetas: ,