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segunda-feira, agosto 09, 2004

Série: O Ensino da Arquitectura - estórias breves
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Na Europa, e apesar da directiva, os sistemas também são diversos.

Em Itália as universidades têm milhares de estudantes e nos currículos (pela quantidade de estudantes) o estudo da história e da teoria tem mais preponderância do que a prática do projecto. Aí todos os licenciados têm de fazer o "exame de estado" na ordem dos arquitectos para aceder à profissão. Um exercício de projecto de um dia e um exame escrito sobre vários regulamentos (e em Itália há muitos) concede (ou maioritariamente, não) o direito a exercer autonomamente uma profissão para a qual se estudou cinco anos.

Na Dinamarca, um sistema de núcleos praticamente autónomos, permite ao estudante "construir" o seu próprio currículo. (Os estudantes dos dois primeiros anos podem escolher de entre um número limitado destes núcleos.) Sem exames, sem cadeiras teóricas, os núcleos devem ter um plano que preveja a componente teórica assim como a prática. O acesso à profissão é livre.

Na Holanda há vários caminhos para se chegar a arquitecto. O ensino universitário (após o 12.o ano) que funciona com um sistema de módulos de projecto que se escolhem livremente através dos quais se ganham créditos, e aulas teóricas com comparência e alguns exames. O "ensino superior" (após o 11.o ano) quatro anos de vertente técnica relacionada com a construção (ou de vertente criativa relacionada com a projectação) e dos quais 1 ano é um estágio prático. Para chegar a arquitecto, estes "técnicos da construção" ou "projectistas criativos" podem continuar para a academia, fazendo mais quatro anos em que a componente técnica nuns e a componente criativa noutros, é desenvolvida em part-time obrigatório de 24 horas semanais mínimas num gabinete de arquitectura. Não existe ordem dos arquitectos - o governo não cedeu aos arquitectos o privilégio de se auto-regular, existe um registo governamental de arquitectos autorizados.

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Nota: os dados nestes textos foram recolhidos ao longo dos anos e através de vários contactos formais e informais - podem não ser totalmente exactos ou estar ultrapassados.

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