<$BlogRSDURL$>
sábado, agosto 14, 2004

Série: O Ensino da Arquitectura - estórias breves
(5)

Algures na década de oitenta descobriu-se uma profissão cool. Os filhos de Abril, crescidos em liberdade e submetidos à avalanche pop, desejam dar azo à sua criatividade, mudar o mundo e ser famosos.

Divididos entre integrar um grupo rock alternativo - ou tornarem-se artistas conceptuais - e a universidade que muitos dos seus pais não puderam fazer, decidem agradar a todos e prosseguir essa carreira promissora que alia a técnica à criatividade. Uma profissão que concilia a visão estratégica com o valor do pormenor, que integra a originalidade formal com a organização funcional e a investigação material. Uma prática que une o pragmatismo à invenção, o trabalho de gabinete às visitas à obra, que combina o trabalho em horário de expediente e inspirações que não escolhem lugar nem hora.

Enfim, fruto da abertura social estes jovens decidem pôr a sua imaginação ao serviço do bem comum e em troca receber o reconhecimento social raro de usar o título em frente do nome: "Senhor Arquitecto".

... e, ainda por cima, há tantos cursos...

| anterior texto desta série | próximo texto desta série |
Nota: os dados nestes textos foram recolhidos ao longo dos anos e através de vários contactos formais e informais - podem não ser totalmente exactos ou estar ultrapassados.

Etiquetas: , ,