<$BlogRSDURL$>
quinta-feira, maio 06, 2004
Quem no início desta administração Bush se preocupava com a falta de talento diplomático não se preocupou em vão.
Nas últimas semanas estas pérolas diplomáticas:
1.
Quando Espanha avisava que se iria se o papel da ONU não crescesse, os EUA anunciaram que o actual administrador civil do Iraque iria se substituído por John Negroponte. Negroponte, como embaixador [precisamente] na ONU foi o principal responsável diplomático das resoluções contra o Iraque, e no falhanço de chegar a um consenso que envolvesse a ONU no conflito. Isto além do seu currículo invejável como embaixador nas Honduras.
2.
Numa altura em que as tropas dos Estados Unidos retiravam de Fallujah. Decidiram deixar a segurança a uma força local liderada por um General das forças de elite de Saddam. O General da Guarda Republicana (não confundir com a GNR) apresentou-se ao serviço no seu antigo uniforme. Posteriormente o General foi dispensado... mas só do comando geral.
3.
Quando foram conhecidas as primeiras fotos de tropas americanas, comentou-se que o ex-director de Guantanamo Bay para tinha sido recentemente nomeado para liderar as prisões no Iraque. But the general, who was previously in charge of the US's infamous military facility at Guantánamo Bay in Cuba, defended the use of sleep deprivation as an interrogation aid.
Guantanamo Bay esse exemplo prístino de respeito pelos direitos humanos e pelo direito internacional.

Etiquetas: