<$BlogRSDURL$>
quinta-feira, março 31, 2005
O aqui foi ali
Nota prévia: os links para o The Hunger Site são redirigidos para a página inicial, procure na side bar a secção referida.

Há muito tempo que não via um link para o The Hunger Site

Sempre tive sentimentos contraditórios a respeito deste site e há uns anos descobri algumas críticas que me desiludiram um pouco. Este artigo é interessante em muitos aspectos. [Entre outros critica um certo tipo de ajuda que destrói o pouco comércio local existente e torna as populações dependentes da ajuda estrangeira. Desde então vejo com pavor as ondas de solidariedade originadas por desastres com o Tsunami.]

Hoje fui investigar um pouco mais e a verdade é que o que descobri não me entusiasmou. As críticas ali feitas mantêm-se e confirmam-se:
* o The Hunger Site (THS) não é uma organização sem fins lucrativos [THS | Sidebar | FAQ]
* o THS foi comprado (e por isso vendido com proveito de alguém) um par de vezes [ler esta entrevista]
* a ligação com o World Food Programme terminou em 2001 [ver lista de doadores] mas não consegui encontrar em lado nenhum as razões desse corte.
* Actualmente o THS distribui através de duas instituições a Mercy Corps e a America's Second Harvest. Esta última combate a fome nos Estados Unidos da América. Os fundos para a primeira estão concentrados exclusivamente na ajuda às vítimas do Tsunami [mais uma vez a mesma entrevista]

Já o conceito básico deste site me faz confusão. Umas quantas empresas estão dispostas a pagar uma quantidade indeterminada de dinheiro de acordo com uma quantidade de cliques que uma website privada recebe. É bizarro enquanto acto de caridade (solidariedade); é preverso enquanto acto de publicidade.

Mas o facto de ser propriedade de uma empresa comercial, significa que a qualquer momento pode ser vendida ou as suas políticas podem ser mudadas (e, por exemplo, a contribuição não ser distribuída a 100%).

O site não explica nenhuma das mudanças anteriores (de propriedade e de políticas de distribuição), nem sequer dá a conhecer o autor da ideia inicial [THS | sidebar | About us].

A maior parte das buscas a respeito da THS ainda atribuem como destinatário a World Food Programme. No entanto a mudança das políticas de distribuição, faz com que parte das contribuições seja usada dentro dos Estados Unidos (quantas pessoas se terão apercebido disso?) e que os fundos possam ser desviados para causas particulares e/ou populares (Tsunami) quando o objectivo inicial era a fome mundial.

A verdade é que mesmo assim poderemos gratuitamente ajudar alguém, nos Estados Unidos ou nas regiões afectadas pelo Tsunami, o que em si mesmo não me parece mal. E quando alguém vende colares chilenos ou tibetanos, revertendo parte do lucro para acabar com a fome (nos EUA e na área do Tsunami), em si mesmo também não me parece mal. Apesar de o facto de parecer que ainda estamos no The Hunger Site sem estar é um truque duvidoso. Se empresas utilizam (parte d')o dinheiro do seu orçamento de publicidade para auto-promoção mundial enquanto contribuem para acabar com a fome (nos EUA e na área do Tsunami). Apesar de perverso, tem o seu lado positivo. É o unir estes três aspectos e a maleabilidade da organização das suas relações que é um pouco perturbante.

Nem sei bem para que me dei ao trabalho de escrever esta mensagem. Este cartoon descreve a situação com alguma precisão.

Nota Anti-Spam: Por favor, não utilizar este texto para iniciar uma cadeia de cartas contra o The Hunger Site. Se alguém sentir necessidade de divulgar o conteúdo deste texto, faça-o apenas junto de pessoas que tenham manifesto interesse no The Hunger Site, incluindo todos os links e esta nota Anti-Spam.

timshel | Um mail a propósito do Hunger Site:

Recebi ontem um mail do blogue aqui quem fala sou eu que contém mais elementos pertinentes para avaliar a credibilidade desse site. Após examinar todos os elementos apresentados cheguei à conclusão que no balanço dos prós e dos contras eu continuaria a fazer exactamente como antes ( a clicar aqui todos os dias). Todavia, afim de que quem lê este blogue tenha o maior número de elementos que lhe permita chegar a uma decisão em consciência deixo aqui, de seguida, o referido mail. Agradeço este e todos os futuros contributos que me que me permitam esclarecer o mais possível sobre a credibilidade e a bondade deste site.
Ler texto completo:

Etiquetas: ,