<$BlogRSDURL$>
segunda-feira, outubro 15, 2007
Interrompo a série dos erros para fazer uma declaração de (não) voto. A série dos erros era para ser uma espécie de declaração mais acabou por demorar mais tempo do que previsto. Assim...

Não voto lista A por estes objectivos:

10. Implementar Colégios de Especialidade na OA, desde logo o de Urbanismo.
...
11. Acompanhar a conclusão da substituição do Decreto 73/73, procurando inverter as disposições no articulado que penalizam o âmbito do exercício profissional do arquitecto.
...
19. Ampliar o Inquérito à Arquitectura do Século XX em Portugal, iniciando o levantamento dos bens imóveis construídos fora do território nacional.
...
24. Reforçar a participação portuguesa nas Bienais de Veneza e São Paulo, bem como na Bienal Ibero-Americana de Arquitectura e Urbanismo.
Os outros objectivos não estão definidos e são só palavras - "Política Nacional de Arquitectura", "Políticas de Encomenda Pública e Privada", "Rever o Sistema de Admissão" ... quais? ... como?

Não voto lista B por estes objectivos:

do alargamento dos sectores de actividade e dos campos de actividade dos Arquitectos, quer na sua extensão temática e técnica – colégios de especialidade – (urbanismo, estruturas, ambiente e paisagismo, interior design, etc.), quer na sua extensão territorial (espaço europeu, espaço lusófono, aldeia global).
...
Primado do Termo de Responsabilidade, com verificação do cumprimento dos preceitos legais, no licenciamento de projecto; (se o arquitecto declara pela sua honra e obrigação deontológica que o projecto cumpre os preceitos, porque é que este tem de ser avaliado, muitas vezes até por profissionais que não são arquitectos?).

Não votaria na lista C:

Criação de colégios por ramos de actividade, p.e. urbanismo, administração pública e/ou privada, docência e investigação.
...
Propomos futuramente o debate sobre a realização de um exame nacional que possa substitur o estágio, delineado entre os Ministérios
...
Promoção da arquitectura portuguesa através de inicativas culturais de divulgação junto da sociedade civil, nacional e internacional, com recurso a exposições, colóquios, publicações, filmes, e/ou outras formas.

Etiquetas: ,